segunda-feira, 2 de julho de 2007

Caro, obrigada por me dar inspiração. Andrea Gimenez

TODO AMOR merece uma boa trilha sonora. E todo final de amor também. Geralmente as trilhas sonoras de final de amor são melhores do que as de amor, porque os poetas tendem a ser mais brilhantes quando estão em maus lençóis.
Quando se ama, a cabeça fica cheia de nuvens e minhocas. Ninguém consegue ser genial assim. Quando se sofre por amor, ao contrário, você é tomado por um surto de inspiração sem fim. Uma compensação divina diante de tão terrível acontecimento.
Se não fosse o fim do amor, não existiria quase nenhuma música boa.
Você acha que o Chico Buarque estava feliz quando escreveu "Samba do Grande Amor"? Duvidamos. Ele não merecia sofrer, mas, pelo menos, ganhamos uma grande música! Existem canções de corações partidos de vários tipos, gêneros musicais e fases do sofrimento. Elas se diferenciam pelo ritmo, número de acordes e pela quantidade de tristeza, de raiva, de sentimento de vingança, de desespero, de humilhação, de negação e de vontade de superação. E também pelo ódio e pelo amor que carregam.
Divagando sobre isso, começamos a fazer uma "set list" das canções de amor tristes mais lindas. Elas podem ser usadas para queimar CDs de imploração para seu amor. Ou para servir de consolo numa noite fria.
"Você Já Era" (versão de Clarah Averbuck para "Without You", dos Stones), "Creep" (Radiohead), "Insensatez" (com Clara Nunes), "So Sad" (Vincent Gallo), "Silencio" (Ibrahim Ferrer), "Desalento" (Chico), "Adieu Triste Amour" (Benjamin Biolay), "Até Amanhã" (Cadão Volpato), "O Tempo" (Cidadão Instigado), "L'Anamour" (Gainsburg), "Ne Me Quittes Pas" (com Nina Simone), "Love Me or Leave Me" (Billie Holliday), "Mande Nem Que Seja um Telegrama" (Odair José), "Atrás da Porta" (Chico), "Todo Amor Que Eu lhe Dei" (Roberto Carlos). A última, recuperada por Wander Wildner, é a melhor vingança: "Você Não Vai Ter um Amor Melhor Que o Meu. E Eu Já Tenho um Amor Melhor Que o Seu". Pode ser mentira, mas não custa nada mentir nessas horas! Na verdade, em se tratando de amor, sempre é bom mentir. Mas isso a gente explica semana que vem.

Momento de histeria
"Obrigado por me trair e me dar inspiração pra eu ganhar dinheiro"
(Cazuza)

Jô Hallack, Nina Lemos e JRaq Afonso (02 Neurônio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger




Feitos um para o outro

Feitos um para o outro

ANÔNIMA

ANÔNIMA

Arquivo do blog